SEA significa Sistema Eleitoral Acadêmico, e trata-se de uma solução construída pela equipe SIGA para realizar processos eleitorais para cargos nas Faculdades de Tecnologia.

O sistema foi criado com base nas seguintes premissas:

Confiabilidade e Sigilo

  1. O sistema deve estabelecer privacidade e anonimato ao voto do eleitor.
  2. Os eleitores devem possuir um mecanismo que permita acompanha o processamento de seu voto na fase de contabilização.
  3. O sistema não poderá armazenar nenhuma informação que vincule o voto ao eleitor.-

Segurança

  1. O sistema não poderá enviar informações sobre o acesso a cabine de votação por email ou outro mecanismo que possa ser interceptado.
  2. O acesso a cabine de votação deve ser autorizada a partir de uma operação de autenticação.
  3. Uma comissão de gestores responsáveis deverá poder auditar todas as ações realizadas durante a eleição, avaliar a integridade dos registros e tabelas, acompanhar e declarar o resultado final.
  4. O sistema deverá utilizar recursos de encriptação para proteger o acesso aos dados sensíveis.

Arquitetura

  1. O sistema deverá criar o conjunto de tabelas de operação específicas para cada eleição.
  2. Os registros de cédulas, eleitores, votos e comprovantes não poderão ser alterados através do sistema, sendo que somente deverá ser programada a operação de inserção.
  3. Ao término da eleição as tabelas da referida eleição deverão ser abertas para consulta pública, por um período de tempo.

Desta forma, o sistema foi produzido com o cuidado necessário para gerar segurança e confiabilidade aos gestores e eleitores.

Tabelas

As tabelas utilizadas para a realização do processo eleitoral são as seguinte:

TabelaSignificado 
EleitorArmazena os eleitores que poderão votar no processoUtiliza-se o CPF como chave principal para identificar os eleitores. O eleitor somente poderá votar uma única vez na respectiva eleição.
VotanteArmazena os eleitores que votaram.Relaciona a eleição com o eleitor devidamente credenciado para votar. O numero de votantes não poderá superar o total de eleitores, porém poderá ser menor, caso algum eleitor não compareça no processo.
CedulaArmazena a cédula eleitoral aprovada pela comissão.O registro da cédula eleitoral é criado a partir dos candidatos deferidos na eleição. A quantidade de cédulas corresponde ao total exato de eleitores, sendo que para cada eleitor, uma cédula vazia será escolhida.
VotoRegistra a opção selecionada na cédula eleitoral durante o processo de votação.O voto é relacionado com a cédula eleitoral, e não existe ligação com o votante. Não poderão haver dois votos distintos para a mesma cédula eleitoral.

O sistema encontra-se em fase de implantação e sendo testado inicialmente em 145 processos eleitorais em todas as FATECs. Nesta fase ainda serão realizados pequenos ajustes para que outros tipos de eleições possam ser realizadas.

Caso queira contribuir com a equipe SIGA na construção desta ferramenta, entre em contato.

Voltar